O Que É Um Relacionamento Aberto?

O que seria de fato esse tal de relacionamento aberto? Tecnicamente podemos dizer que um relacionamento aberto não faz parte da categoria do relacionamento monogâmico – relacionamento amoroso no qual somente duas pessoas são envolvidas. Diferente de um relacionamento não monogâmico, onde você tem a liberdade de se relacionar com outras pessoas emocionalmente e sexualmente.

Mas não confunda, relacionamento aberto difere da suruba, que são casais que fazem sexo com outras pessoas em festas ou casas de swings com um proposito único de prazer sexual.

Também difere do relacionamento poliamor, onde três pessoas ou mais são envolvidas no mesmo relacionamento. Digamos que o relacionamento aberto está ali, entre um e o outro.

Enquanto os surubeiros tendem a manter suas relações extraconjugais fazendo sexo com outros casais pré estabelecidos, e o poliamor é basicamente se relacionar com múltiplas pessoas no mesmo relacionamento, pessoas em relacionamento aberto geralmente podem fazer sexo com outras pessoas
nos quais eles se sentem atraídos também – com a ressalva de que esses outros relacionamentos sejam casuais e não interfiram no seu relacionamento.

Em outras palavras, você tem um relacionamento fixo mas você ainda pode transar com quem você quiser, portanto que você não se apaixone por ninguém mais.

Benefícios

Quando tudo é feito com respeito e com consentimento entre todos os envolvidos, relacionamento aberto pode trazer dezenas de benefícios. O primeiro e talvez o mais aclamado ponto é a satisfação sexual. O ser humano gosta de novidades quando o assunto é sexualidade, e todos nós ansiamos por isso em algum momento da nossa vida. Um novo parceiro pode ser uma ótima maneira de satisfazer esse desejo por novas experiências sexuais.

Pessoas que têm relacionamentos abertos, acabam que por consequência desenvolvendo algumas habilidades interpessoais. Como a confiança, transparência e a capacidade de comunicação. É muito mais fácil suprir as necessidades do seu parceiro se ele falar o que ele quer, ao invés de ter que adivinhar. Relacionamentos abertos permite que os parceiros joguem limpo e não escodam os seus reais desejos e interesses.

Possíveis Problemas

Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que relacionamentos abertos podem sim trazer problemas para o casal. O primeiro é o ciúmes. Nascemos e fomos criados num mundo onde a monogamia é praticada, logo, é considerado como o “certo” a se fazer.

Portanto, é normal e compreensível que o ciúmes acaba vindo a tona durante o relacionamento aberto. Lembrando que, o ciúmes é coberto por sentimentos de insuficiência, provocado pela falta de exclusividade, no que implica a necessidade de ter o seu parceiro todo pra você.

Alguns sentimentos negativos podem também acontecer durante o relacionamento. Como você já aprendeu, no relacionamento aberto você desenvolve sua capacidade de comunicação deixando suas vontades mais explícitas, diante disso, seu parceiro pode falar algo que pode afetar o seu emocional.

E por último, mas não menos importante: Se relacionar com múltiplos parceiros aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, certifique-se de se proteger devidamente e fazer exames periódicos.

Uma palavrinha da Mulher Direta

Somente você pode decidir se um relacionamento aberto é ideal para você. Começar um relacionamento aberto evolve questionamentos, e o entendimento de ter que saber lidar com sentimentos vulneráveis. É necessário muita maturidade e compaixão.

Além do mais, relacionamento aberto não é para todo mundo – mas não significa que você não tem maturidade por escolher ter um relacionamento monogâmico. Porque no fim das contas, ser honesto com você e com seu parceiro é o mais importante na saúde de um relacionamento, seja ele aberto ou não.

♦ Categoria: Amor

Facebook Comments
O Que É Um Relacionamento Aberto?
5 (100%) 1 vote

Você também precisa ler isso 👇👇

mautic is open source marketing automation