Vale a pena perdoar uma traição?

Devo perdoar meu namorado por ter me traído? Descobri que meu namorado dormiu com outra mulher, devo dar uma chance a ele? Vale a pena perdoar uma traição?

vale a pena perdoar uma traição

Perguntas como essas são bem frequentes aqui no Blog Mulher Direta, e sinceramente não existe uma única resposta para essas perguntas. É como aquelo velho jargão “Cada caso é um caso”. Entretanto, o objetivo desse artigo é ajudar você a esclarecer seus questionamentos e não deixar você fazer uma decisão equivocada.

Quando você decide perdoar uma traição, você tem que ter em mente de que isso te causará consequências, sejam elas positivas e/ou negativas. Da mesma forma acontece quando você não perdoa, sempre terá consequências na qual você terá que lidar.

Então aqui vai duas perguntas:

Você sabe se ele já traiu alguém nos relacionamentos anteriores?

Se alguém já tem um histórico de traição, há grandíssimas possibilidades dessa mesma pessoa trair novamente, até que alguém – espero que seja você – não o perdoe e termina a relação. Desta forma ele vai perceber que não há tolerância para traição. Portanto neste caso não existe segunda chance.

Como estava a relação entre vocês quando isso aconteceu?

Ao meu ponto de vista traição é traição, não tem desculpa, traiu porque quis, ninguém foi obrigado. Se a pessoa não estava feliz com você, que terminasse antes e ponto final. Falo isso porque vejo muitos homens colocando a culpa da traição na própria mulher “Eu te traí porque você não fazia mais amor comigo”, “Eu te traí porque você não me dava mais atenção”, “Eu te traí porque você engordou não se cuida mais”. E assim vai…

O mais triste disso, é que a maioria das mulheres acreditam que elas realmente são culpadas pela imaturidade dos seus parceiros.

Falo e repito: Pra mim não tem desculpa. Não tá feliz? Senta e conversa, fala tudo o que ta te incomodando e tenta entrar num acordo. Ainda não está feliz? Então termina. Se o relacionamento estava frio e já não era mais aquela coisa prazerosa, então porque tentar manter esse relacionamento vivo? Quem te garante que o relacionamento vai melhorar se você o perdoar?

Se mesmo assim, você acha que vale a pena, e quer dar uma chance a ele. Primeiro você deve seguir esses 4 passos:

Passo 1: Exija Espaço

A nossa primeira reação ao perdoar uma traição é começar seguir cada passo dele, e vigiar tudo que ele está fazendo.

Não, não faça isso!

Por dois motivos: Primeiro que não é saudável e nenhum relacionamento sobrevive na base da desconfiança. Se você acha que nunca mais vai confiar nele, o melhor a se fazer é terminar de vez.

Segundo, você precisa se valorizar, ser digna, você tem que deixar claro que traição não é aceitável.

Se vocês moram juntos, pede pra que ele saia de casa por alguns dias/semanas. Você precisa de um tempo sozinha para restabelecer suas emoções.

Se vocês não moram juntos, ótimo. Apenas diga a ele que você não o quer ver por um tempo. Nesse tempo sozinha, reflita e anote todos os seus questionamentos. Tudo que você queira saber, todos os porquê’s.

Passo 2: Marque um encontro

Não é um encontro para se maquiar toda e ir com intenção de beija-lo. Depois desse tempo longe dele, esse encontro vai servir para você decidir se ainda vale a pena lutar por esse relacionamento.

Avise ele que têm algumas questões que ainda precisam ser respondidas. Se ele não estiver preparado para essas questões. Você já sabe o que fazer. Caso contrário, pergunte tudo que você quer saber, tudo mesmo. E exige respostas verdadeiras e sinceras, não respostas ensaiadas.

Caso ele tenha passado por esse teste. Comece a sair novamente com ele, mas sempre impondo limites, vá devagar.

Mesmo que você tenha claras intenções de perdoar e voltar com ele. Não fale. Não demonstre. Seja dura. Ele precisa ter esse medo de que ele por perder você a qualquer momento, basta ele vacilar mais uma vez.

Passo 3: Construa um novo relacionamento

Seu antigo relacionamento, aquele que houve a traição, foi ficado para trás. Apagado. Deletado. Agora é agora de construir um novo relacionamento.

Sim, você vai se sentir insegura, e raiva dele durante um tempo. Você vai lutar diariamente com aquela frustração. Isso é completamente normal, principalmente nesse recomeço.

Porém, esse novo começo pode trazer benefícios que no “outro” relacionamento não tinha. Esse recomeço pode trazer para o relacionamento maturidade, e com isso o relacionamento pode ser tornar mais forte e até melhor do que era antes.

Passo 4: Esteja preparada para a mudança

Agora mais do que nunca, você precisa entender que passado é passado. Vai ser um novo capitulo daqui em diante. Uma vez que você perdoou seu namorado, você não deve jogar na cara dele que ele te traiu todas as vezes que vocês tiverem um desentendimento.

Todos nó sabemos que perdoar e esquecer são coisas totalmente diferente. Mas não espere que um relacionamento dê certo se você ficar falando e jogando na cara que ele te traiu.

E quando eu vou esquecer e finalmente me sentir melhor depois de tudo o que aconteceu?

porque perdoar uma traição

Tenho duas respostas, uma boa e a outra nem tão boa assim, e vai ser por essa mesmo que vamos começar:

Infelizmente você não irá esquecer, principalmente se você ama muito ele. Quando somos feridos por uma pessoa que amamos, a gente fica com esse sentimento amargo pelo resto da vida.

E a parte boa é: Sim, você vai se sentir melhor depois de ter passado por esse episódio. Tudo é questão de tempo. Em seis meses, você provavelmente se sentirá melhor, em um ano, a confiança começara a se desenvolver ainda melhor.

Se casa nada mudar. Dê uma chance a si mesmo e segue a sua vida 🙂

Agora é sua vez, deixe aqui nos comentários se você perdoou a traição ou não e por quê. Nos conte como foi.

Facebook Comments
Vale a pena perdoar uma traição?
5 (100%) 1 vote

Você também precisa ler isso 👇👇

mautic is open source marketing automation