Por quê é tão difícil superar um término de relacionamento?

superar um término de relacionamento

O fim de um relacionamento nunca vai ser fácil – e pode ser ainda mais difícil quando o sentimento pela outra pessoa ainda é muito forte.

Quebrar a cara e sofrer pelo término faz a gente acreditar que a vida não tem mais sentido, mas tenho uma boa notícia pra você: Essa dor que você está sentindo NÃO é permanente – e certamente não vai te impedir de se apaixonar novamente.

Não sou muito fã de estatísticas, números e tal, meu negócio é escrever, mas como isso aqui é um blog e precisamos reforçar nossos argumentos com fontes confiáveis, uma pesquisada publicada num jornal sobre psicologia lá na gringa (The Journal of Positive Psychology), diz que a média de tempo para uma pessoa ficar totalmente “recuperada” depois de um término de relacionamento leva cerca de 11 semanas.

Isso só confirma o que eu disse anteriormente, “Essa dor vai passar”. Mas a real é o seguinte, tempo é relativo, cada um tem o seu tempo e não podemos comparar o nosso relacionamento com os demais. E nem mesmo comparar o nosso atual relacionamento com os anteriores.

O amor é uma mistura de emoções, e cada relacionamento traz contigo uma carga de sentimentos e experiências. Portanto, para cada fim de relacionamento, um sofrimento diferente.

Nós, como seres humanos, naturalmente, nos apaixonamos ao logo da nossas vida. Algumas pessoas, por sua vez, se apaixonam uma única vez, enquanto outras, várias vezes.

Consequentemente, quebrar a cara e sofrer por amor é natural, é esperado. Ficar triste e devastado após um término faz parte desse processo natural.

Tempo ao tempo

Para alguns, a dor após um termino de relacionamento é o mesmo sentimento da dor de um luto. Pois aquela convivência diária (ou quase diária), troca de carícias, conversas e intimidades se transformam num absoluto vazio.

Entre tudo, o importante é aceitar essa nova realidade para dar início a sua nova fase. Embora possa parecer que o melhor a se fazer é avançar rapidamente esse período de tristeza, mantendo-se ocupado com outras coisas e pessoas. O pós termino de relacionamento é um período essencial, e a gente precisa desse tempo de “luto”.

Este é um período em que aqueles que estão sofrendo podem refletir sobre o relacionamento e o seu próprio comportamento. Em vez de tentar reprimir esses sentimentos, permitir-se senti-los é essencial para o processo de recuperação.

Enquanto você está nesse processo de luto e reflexão, você pode aprender mais coisas sobre você e suas atitudes.

O que te faz feliz?

Dificilmente, a decisão do término é recíproca, normalmente a decisão acaba chocando apenas uma parte, que por consequência acaba sofrendo muito mais. Sem contar que esse choque pode afetar o emocional da pessoa fazendo acreditar que ela é inútil.

Se o seu namorado deixou claro que não há possibilidades de reconciliação – aceita o fato e foca apenas em você a partir de agora. Só porque ele terminou com você não significa que você é inútil, indesejável, ou algo do tipo. Melhor do que ficar pensando no que você fez de errado, foca no que te faz se sentir melhor.

Se você acha que bloquear o seu ex nas redes sociais te faz se sentir menos triste, então é a melhor coisa a se fazer. A limitação da exposição muitas vezes pode nos ajudar a manter nossa mente longe da dor.

O mesmo serve para aquelas fotos e retratados espalhados no seu quarto, se você se sentir melhor jogando elas ou pelo menos colocando em lugares onde seu olhos não podem alcançar, faça imediatamente.

O fim do relacionamento oferece uma oportunidade de se reconectar com você mesmo. Isso significa uma descoberta de um novo hobby ou rever amigos de longa data. Tire um tempo para você fazer coisas que te façam se sentir melhor, como por exemplo, fazer uma viagem.

Não tenha medo de pedir ajuda

Se mesmo depois de ter feito tudo isso, e aquela dor ainda insiste em te incomodar, mesmo que se passou um longo tempo, talvez seja um bom momento de procurar um profissional para te ajudar a lidar com essas emoções. Sentimentos dolorosos e pensamentos negativos, pode nos danificar mentalmente e nos prejudicar em futuro relacionamento, ter uma mentalidade saudável e pensamentos positivo é crucial para iniciar um novo relacionamento.

Lembre-se: Você não está sozinha nessa! 🙂

Autor: Heloísa Sweeney

Categoria: Comportamento;

Tag: Superar um término de relacionamento

Facebook Comments
Por quê é tão difícil superar um término de relacionamento?
Classifique

Recomendados Para Você:

mautic is open source marketing automation