É possível ficar amiga de ex namorado mesmo gostando dele?

O seguinte diálogo aconteceu com a minha mãe há quase 10 anos, após uma das minhas separações:

[Eu]: To saindo…

[Minha mãe]: Onde você está indo?

[Eu]: To indo ir ver o Marcos.

[Mãe]: Eu pensei que vocês dois tivessem terminados.

[Eu]: Terminamos, mãe. Mas agora somos amigos.

[Mãe]: Minha filha, você não pode esperar que fiquem amigos se você ainda está emocionalmente envolvida no relacionamento.

Minha mãe me conhecia mais do que ninguém, como não havia chances de voltar com meu ex, a única opção era ser amigo dele, assim eu poderia manter ele próximo a mim.

Eu nunca fui de escutar muito a minha mãe em se tratando de assuntos particulares. Mas dessa vez foi diferente, aquela conversa me fez refletir e concordar com a minha velha Dona Zilda, vulgo minha mãe. Pois aquilo era como se eu estivesse me martirizando a cade vez que eu fosse visitar meu ex namorado como se fossemos grandes amigos.

Por que queremos ficar amigas deles?

é possível ficar amiga de ex namorado

É claro que existem inúmeros motivos, mas aqui está o mais comum:

Talvez eu sendo amiga dele, ele possa mudar de ideia e voltar comigo

Esperamos que eles tenham esse comportamento, porque pensamos que podemos influenciar a cabeça deles. E ficar amigos é a prática mais fácil de fazer isso.

Não force a amizade

Uma separação acontece por “N” motivos, e um desses motivos podem não ser tão agradáveis a ponto de iniciar uma relação de amizade após o termino do namoro.

Se vocês também têm filhos juntos, trabalha ou estuda no mesmo lugar é inevitável que vocês não se encontrem durante o dia/semana.

Então porque não tornar a sua vida um pouco mais fácil tentando criar uma relação de amizade entre vocês? Uma vez que você tem que ver ele de qualquer maneira.

Certo?

Errado.

Porque ficar amigos – enquanto parece ser a coisa ética a fazer – nunca funciona enquanto uma das partes ainda tem um sentimento além de uma amizade e, que ainda sonha na possibilidade de voltar.

Não estou falando que vocês devem se tornar inimigos, de jeito nenhum, só estou dizendo que não podemos tentar uma amizade se ainda você sente algo muito forte por ele.

Você não pode esperar ficar amigos se você ainda está emocionalmente envolvida no relacionamento.

Eles vão te tratar como amiga, com isso vão te contar como está sua vida nova, falar de outras mulheres (e não vão te poupar dos detalhes.)

Você vai sofrer mais do que deveria e prolongará sua recuperação desnecessariamente.

Ficar amigos logo após uma separação não funciona.

Pelo menos, não no começo.

Isso é o que meus relacionamentos falhados no passado me ensinaram, e também alguns depoimentos que as algumas leitoras me mandam por e-mail.

Inclusive quero aproveitar a deixa rs, para avisar que abrirei um espaço aqui no blog, para publicar “histórias de amor” de nossas leitoras, caso queira mandar sua história mande no [email protected], quem sabe sua história não pode ser selecionada.

Bom, voltando ao assunto.

O que a ciência diz sobre ser amigo de Ex?

Uma pesquisa cientifica sugere que a possibilidade de permanecer amigos após uma separação depende muito de fatores externos:

Falta de apoio familiar ou dos amigos, envolvimento em um novo relacionamento romântico, foram encontrados como barreiras à qualidade da amizade. ( Personal Relationships Journal ).

Outro estudo mostra que se havia uma amizade antes da relação, então uma amizade após o término tem grande chance de sobrevivência:

Os resultados indicam que ser amigos antes do envolvimento amoroso, é um fator significativo na amizade após o término. ( Journal of Social and Personal Relationships )

Parece também que a qualidade da relação em si é um indicador de amizade após o término da relação.

Descobrimos que os casais mais satisfeitos com o relacionamento antes do término, é mais provável que eles permaneçam amigos e mais provável em manter uma boa relação. ( The Journal of Social Psychology )

Conclusão

Então, qual é a solução aqui? Ficar amigos ou não?

A solução aqui é: Sim, com certeza vocês podem ser amigos, mas se ainda você sente um sentimento de querer voltar o namoro. Dê um tempo.

Corte o contato com seu ex completamente enquanto você toma tempo para se “curar”.

Quanto tempo? Depende muito de você, quando sentir que o tempo que você deu é suficiente para alcançar um certo estágio de cura, o qual o ex não pode mais atrapalhar na sua recuperação. Aí o relacionamento amigável será muito mais saudável, pois as feridas do relacionamento amoroso provavelmente já cicatrizaram.

Facebook Comments

Recomendados Para Você:

mautic is open source marketing automation